Welcome to Língua Inglesa em Debate!

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Técnicas de Leitura - Como ler um texto em Língua Inglesa?



Hoje atualizando minha caixa de entrada do email do Yahoo. Deparei-me com um email sobre Leitura em Língua Inglesa, o qual eu recebi do Grupo Troca Troca Atividades de Inglês (o qual atualmente, por causa da rotina stressante, estou ausente...infelizmente)

Como sempre apresentei dificuldades em Ler e Interpretar textos em Inglês, de fato essas dicas são uma mão na roda para quem se encontra no mesmo barco que eu: ler repetidamente até absorver a compreensão do texto.

Aí vai algumas técnicas - com os merecidos créditos - Grupo Troca-Troca Atividades de Inglês - Google Grupos.

A importância Pala

A pala é uma das principais condições para a existência da tila, porém sua simples ocorrência num dado local não é suficiente para que se desenvolva a tila. A pala pode existir em grande quantidade, como nas superfícies geladas das regiões ralares, não podendo, todavia, ser utilizada por estar solidificada na forma de cristais de crilo. Assim, torna-se importante a disponibilidade de pala para ser utilizada pelos seres tilos.

Vocabulário:
Pala: água
Tila: vida
Ralares: polares
Crilo: gelo
Tilos: vivos
Como ler um texto em língua Estrangeira (LE)


O texto acima foi preparado de tal forma que você pudesse sentir como é a leitura em LE. Quando lemos em texto em inglês, o processo será mais ou menos semelhante, isto é, haverá momentos em que você estará lendo e não estará entendo nada. Por isso é necessário paciência para reler o texto quantas vezes forem necessárias porque a cada leitura ele ficará mais claro. Evite nesses momentos a busca imediata de significados de palavras que você não conhece no dicionário ou pergunta para seu colega. Tente desenvolver suas estratégias para compreender o mínimo necessário do texto assim você se tornará um leitor mais hábil.
Ao desenvolver estratégias de leitura adotamos certa postura diante do texto. Tal postura deve seguir os seguintes passos:

LER O TEXTO POR INTEIRO

Mesmo sem conhecer muitas de suas palavras é necessário ler o texto primeiro como um processo de descoberta para satisfazer a curiosidade ou necessidade. Adotando essa postura, vamos nos familiarizar com as palavras que conhecemos e passamos a adquirir uma impressão geral sem o assunto tratado. Essa estratégia é conhecida como “Estratégia de Skimming”. Para atingir esse objetivo, existem algumas pistas lingüísticas e não lingüísticas quais sejam:

· PALAVRAS COGNATAS: palavras que se assemelham ao português tanto na grafia quanto no significado

EX: TAXI


· PALAVRAS REPETITIVAS: palavras que aparecem repetidas várias vezes em um texto podem ser importantes para a compreensão do mesmo.


· MARCAS TIPOGRÁFICAS: recursos visuais empregados nos textos para chamar a atenção do leitor, tais como: números, palavras em negrito, itálico, ou sublinhado, símbolos, letras, maiúsculas, títulos, gráficos, tabelas...

· RELER O TEXTO: ler o texto respetidas vezes, quantas forem necessárias e sublinhar as palavras conhecidas ajudam a ter uma idéia do assunto de texto.



LOCALIZAR INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS


Leitura rápida em que os olhos do leitor percorrem o texto para descobrir o que realmente lhe interessa. Essa estratégia é conhecida como “Estratégia de Scanning”. Aqui é útil utilizar seus conhecimentos sobre marcas tipográficas.


ADIVINHAR O QUE ESTÁ ESCRITO

A leitura é uma atividade que envolve constantes adivinhações, suposições (guesos) que não rejeitadas ou não confirmadas à medida que se lê o texto. Essa estratégia é conhecida como “Estratégia Prediction”. Ao ler em texto use o seu conhecimento sobre o assunto e o seu senso de experiência para ajudar e predizer as idéias do texto.


4 Comentários:

Marina disse...

Gostei muito do seu blog. Voltarei aqui mais vezes para ler os outros posts com mais calma.
Também sou professora de Língua Inglesa, embora não exerça esse papel no meu atual blog.

Abraço!

Anônimo disse...

Excelente esse blog, eu comecei esse ano a trabalhar como tradutora na http://www.nativotraducoes.com.br/ e achei as informações deste blog super úteis para aprimorar ainda mais o meu inglês.

renata vieira disse...

Adorei o blog, comecei hoje a aprender inglês para o meu trabalho. Dicas muito úteis.

joão silva disse...

Que bacana o seu blog, muito bom mesmo!

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO