Welcome to Língua Inglesa em Debate!

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Aula de Inglês no Programa Aprendiz de Roberto Justus


Acessando a minha conta de e-mail hoje deparei-me com um e-mail curioso e bem engraçado do Grupo de Professores de Inglês que participo no site do Google Groups (http://groups.google.com.br/group/troca-de-atividades-ingles?hl=pt-BR)


A galera estava discutindo e refletindo um pouquinho sobre um capítulo do Programa Aprendiz, apresentado e organizado pelo empresário Roberto Justus.


Nesse capítulo, o apresentador ficava "indignado" com o fato de um dos participantes do programa pronunciar incorretamente a palavra "advertising". Na verdade, a participante pronunciou de uma maneira "aportuguesada", ou seja, ela agiu como milhares de estudantes de uma língua estrangeira agem: "tentando adequar o vocábulo novo ao vocábulo da língua materna" (em termos de pronúncia, escrita e significado).


Mas, quando assisti ao vídeo pude perceber que Roberto Justus na verdade, deveria corrigir o português da participante e não o Inglês, visto que sendo brasileira e provavelmente tendo o nível superior, como a participante pode fazer uso incorreto da Língua Portuguesa em processos seletivos e em especial, naquele processo seletivo: televisionado?

Não adianta, aprender uma língua é praticá-la constantemente e refletir sobre como e quando usá-la...é a questão da "contextualização" tão citada nos PCN´s e nos livros sobre reflexão sobre o ensino-aprendizagem de Línguas.


Não adianta sabermos a estrutura da Língua e não sabermos contextualizá-la com o momento sócio-histórico o qual estamos inseridos, não adiante possuirmos o conhecimento sistematizado e deixarmos de lado a questão da situação de falantes de uma determinada língua.


Mas, para quem quer conferir o vídeo com os comentários do Justus sobre o Inglês "sofrível" da candidata, acesse o link abaixo:




O blog do Alexandre Vieira possui uma explicação sobre a palavra "Advertising" e quem quiser conferir é só acessar o link e também conhecer um pouquinho sobre o Blog dele.




Have a Good Day!

1 Comentário:

VEREADORA PROFESSORA CRISTIANE 15.333 disse...

fá adoro visitar seu blog você está sempre antenada com o mundo da lingua inglesa isso é muito bom , quando você tiver dicas legais me mande vou adorar e concordo com você ele como um grande empresário deveria corrigir primeiro o português dela para cosncientiza-la que se o português já é dificil imagina o inglês né honey , ah e se você puder mande depois para meu email umas dicas de como será nossa apresentação final tô totalmente perdida !!!! beijos linda espero respostas !! have a nice weekend !!! cris

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO