Welcome to Língua Inglesa em Debate!

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

O Uso das novas tecnologias aplicadas à educação...E aí? Existe algum tipo de preconceito??



Imaginamos a seguinte cena: Professor de Escola Pública, com aproximadamente 16 aulas, atarefado e sobrecarregado de provas, trabalhos e papeladas para preencher e além disso, falta-lhe tempo para experimentar coisas novas e dinheiro para realizar cursos de capacitação que realmente orientem para outras perspectivas educacionais, resultando assim: um professor cansado e fingindo que ensina e evitando ao máximo a sala de aula e o trabalho árduo da docência.
Por outro lado, podemos construir uma outra cena: O professor que busca incessantemente formas criativas de ensinar partindo de limitações daquele espaço da sala de aula e explorando os recursos que muitas vezes temos esquecido lá na Sala Ambiente de Informática ou na Sala de Vídeo. E a partir de tal atitude, podemos dizer que temos sim experimentado novos instrumentos no processo de ensino-aprendizagem e a partir da superação dos novos desafios é que podemos enxergar além do "medo". Ainda existe muito preconceito e uma pitadinha de medo do novo e cabe ao professor interessar-se em saber um pouco mais a respeito e em buscar constantemente a aplicabilidade das novas tecnologias em diversas áreas de conhecimento.

O Poema "Antiquado”(CUBAN, L. (1986). Teachers and Machines: The Classroom use of Technology Since 1920.
NY, Teachers College Press)
ilustra bem o sentimento do educador que se sente ultrapassado pelo discurso das maravilhas de novas tecnologias na educação:

"O Senhor Edison nos diz
Que o rádio superará o professor.
Já se pode aprender línguas pela Victrola
E o filme dará movimento
Àquilo que o rádio não conseguir.
Professores passarão
Como passaram carros de bombeiro a cavalo
E damas de cabelos longos.
Talvez eles sejam mostrados em museus
E educação será um pressionar de botões.
Oxalá haja lugar para mim no painel de controle".

Seja o primeiro a comentar

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO