Welcome to Língua Inglesa em Debate!

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Refletindo a Língua Inglesa na Rede Pública Estadual de São Paulo.



"Hi dear Teacher!!!" - Hello students! be quiet and do the lesson, please! (...)"
A Língua Inglesa na Escola Pública do Estado de São Paulo.

É tudo muito estranho pensar sobre o processo de ensino-aprendizagem da Língua Inglesa na Escola Pública, em especial no Estado de São Paulo.
As limitações são grandes, os instrumentos são defasados e o apoio pedagógico revoltante. Cheguei a participar de Conselhos de Classe e Série cuja a fala do Vice-Diretor era a fala preconceituosa de maneira consciente sobre a disciplina "Língua Inglesa" taxando-a como "menos importante" na grade curricular.
E não basta ficarmos preparados com mil argumentos de que: "O Inglês é a língua internacional (...)" "O Inglês e sua real importância no Mercado de Trabalho (...)" etc e tal...pois, as discussões irão além disso, porém, percebo que não é somente EUZINHA aqui que sofro com esse "preconceito ridículo e antigo" com a disciplina e/ou área de conhecimento que tanto amo...outros profissionais da área também sofrem e o mais triste é saber que o preconceito muitas vezes é gerado pelos "Gestores", os chamados "Administradores Escolares"...snif*

Mas, seguindo as seguintes reflexões:
O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA REDE ESTADUAL: Temos como principal necessidade a real aplicação da língua moderna estrangeira (Lìngua Inglesa) na sala de aula, a partir de material didático-pedagógico de qualidade e professores capacitados para atuarem como facilitadores no processo de ensino-aprendizagem e além disse necessitamos de instrumentos didáticos em grande quantidade. Percebo que a atuação do professor de Língua Inglesa na Rede é limitado devido a falta de Dicionários eletrônicos ou não, mapas e enciclopédias que falam um pouco sobre os países que adotam a Língua Inglesa como Língua Oficial. O atendimento das necessidades só se dá a partir do investimento em cursos de capacitações qualitativos e em parceria com Universidades de renome na área de formação de professores de Língua Inglesa.
A QUESTÃO DOS PROJETOS: A questão dos projetos envolvendo a Língua Inglesa na Rede Estadual eu acredito ser um primeiro passo importante, visto que a questão das novas tecnologias (Interaction Students) está em aberto constantemente para discussão nos centros de pesquisas e universidades do país e ligar (Língua Inglesa X Computador) é permitir que o educando abra caminhos para novos conhecimentos e compartilhe saberes. Porém, ainda acho que um projeto ágil e dinâmico envolvendo o professor de Inglês é de extrema importância para a qualidade do processo de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa.

“Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo,
os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo”
(Paulo Freire)


1 Comentário:

Unknown disse...

nossa amei este site ... se soubesse dele ja teria obserdo a mais tempo, gostei de mais das dicas pensei que era uma das poucas com dificuldades em pronuncia, converso com um americano somente pela escrita no msn, porque tenho uma pequena dificuldade em expandir meu ingles me sinto muito devagar, mas agora vejo que não estou tão mal como pensei ... bjsssssssssss

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO