Welcome to Língua Inglesa em Debate!

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

A dificuldade no aprendizado do Present Perfect






Como estudante e também como Professora de Língua Inglesa sempre tive dificuldades em entender e empregar o tempo verbal Present Perfect e quando pensei em atualizar meu blog tive a idéia de comentar um pouco sobre esse tempo verbal e sua especificidade.

Primeiramente, qual a real explicação da dificuldade dos estudantes brasileiros da língua inglesa em entender e empregar o Present Perfect em frases soltas e/ou textos mais complexos?
- Esse tempo verbal não existe em português, se pesquisarmos presente prefeito em gramáticas e/ou sites sobre língua portuguesa, não acharemos nada.
A característica principal do Present Perfect segundo Nívia Marcello é a seguinte:

"O Present Perfect relaciona o passado ao presente concluído, ou seja, toda frase no Present Perfect faz um "link" no presente e outro no passado."

O interessente sobre a questão da utilização desse tempo verbal é o conceito de "contextualização". Para utilizarmos este tempo verbal devemos levar em conta o contexto sócio-histórico o qual estamos inseridos (novamente retomamos a concepção de aprender uma língua a partir de uma situação de uso).

Exemplificando:

Utilizamos o Present Perfect quando...


queremos descrever experiências


queremos mostrar o efeito no presente de uma ação passada


dar notícias


falar sobre ações que aconteceram num período que não terminou


Algo que sempre todos os professores de Inglês que passaram na minha vida falaram e que agora eu repito aqui é que a correta utilização da estrutura do Present Perfect permite um enriquecimento vocabular tanto na parte escrita como na parte oral, ou seja, quando utilizo o Present Perfect mostro que de certa forma, possuo um conhecimento maior acerca da Língua Inglesa.


Alguns estudiosos da Língua Inglesa afirmam que o Present Perfect pode ser substituído pelo Simple Past:


"Embora não nativos consigam se expressar bem evitando o perfect tense, podendo ele ser freqüentemente substituído pelo simple past (especialmente no inglês norte-americano), o perfect tense ocorre com muita freqüência e imprime uma característica marcante no inglês. O uso correto do perfect tense confere maior elegância, tanto no ato de falar como no de escrever." (Ricardo Shutz, www.sk.com.br)

Porém, outros estudiosos defendem a idéia de que utilizamos o Simple Past no lugar do Present Perfect pelo fato de que na Língua Portuguesa não existir o tempo verbal Present Perfect, então, temos como referência principal o Simple Past.

" (...)utilizamos o pretérito perfeito e traduzimos automaticamente para Simple Past. Quando usamos o Simple Past , um falante nativo do inglês interpreta nossa oração como referência a uma ação concluída, acabada, que não tem uma relevância direta no momento da fala" (Nívia Marcello no livro Perfect Tenses - Como entender e empregar)

Antes de finalizar a minha postagem de hoje, colocarei a estrutura geral do Present Perfect para relembramos.


Forma Sujeito + verbo to have + verbo principal (partícipio passado do verbo principal).

Ex.: I/You/We/They have painted.

He/She/It has painted.


Negativa

Ex.: I/You/We/They have not (haven't) painted.

He/She/It has not (hasn't) painted.



Interrogativa

Ex.:Have I/You/We/They painted?

Has He/She/It painted?

A questão dos advérbios??


already (já), em frases afirmativas: he has already painted the room.

yet (já), em perguntas: Has she washed the car yet?

ever (já, alguma vez), em perguntas: Has he ever visited Disneyworld? n

ever (nunca), em frases com sentido negativo: he has never visited Disney word.


Lembrete: Para empregarmos corretamente o Present Perfect devemos entender o contexto ( a situação a qual o sujeito está inserido)

1 Comentário:

Anônimo disse...

Excelente!
Há muitos dias pesquiso sobre o tema na internet e, sem dúvidas, estas explicações foram as mais claras de todas.
Somente senti falta de exemplos.

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO