Welcome to Língua Inglesa em Debate!

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Debatendo sobre o software Interaction Students





Bem, o objetivo da construção deste Blog desde o início foi a criação de um espaço para a exposição e troca de idéias sobre o Projeto Interaction Students (organizado pela SEE/SP e promovido pela CENP - Coordenadoria de Normas Pedagógicas.)
Durante o ano letivo de 2006 (no projeto piloto do Interaction Students) pude infelizmente trabalhar pouco tempo na sala de informática com os meus alunos o Projeto, porém, durante este ano, na aplicação do Projeto com certificação, senti a mesma dificuldade (o acesso por parte dos alunos e a concomitância com outros projetos como Trilha de Letras e Números em Ação no mesmo horário e/ou período)


Abaixo seguem as atividades propostas para cada seção de exploração e/ou utilização do software Interaction Students


1. Seção Quiz


Quiz na verdade é um teste de conhecimentos e no Software do Interaction Students permiti que o aluno aprenda de uma forma divertida e dinâmica previlegiando habilidades específicas no processo de ensino-aprendizagem da Língua Inglesa - os testes "psychgames" possibitam o pensamento e a leitura na Língua Inglesa.

2. Seção Advertisement


Eu particularmente, gostei muito desta seção, visto que a Linguagem Publicitária é um assunto interessante e enriquecedor para trabalhar nas aulas de Línguas.
Nesta seção o aluno pode ter a oportunidade de refletir sobre a Língua Inglesa na sociedade brasileira e sua real importância em termos de cultura/cotiano do brasileiro.
A leitura é enfatizada não de forma maçante mas, de uma forma "diversificada" , com acesso a diferentes textos/exemplificações.

3. Seção Movie


Sou suspeita a falar sobre "Movie", no Bimestre passado pensando sobre o trabalho contextualizado e reflexivo na sala de aula, trabalhei com meus alunos da 7ª série, seminários de filmes e eles puderam mostrar e avaliar os trabalhos dos colegas, e eu pude conhecer o que realmente o jovem gosta de assistir.
A seção trabalha com trechos de filmes, diálogos e/ou músicas de uma forma interativa. Acredito apenas que o filme pode ser um arquivo "pesado" e na hora de sua real utilização na Sala de Informática necessita de computadores com uma configuração compatível para abertura e exposição do vídeo.

3.Seção E-MAIL


A maioria dos meus alunos possui e-mail pessoal e conta no orkut (site de relacionamentos). Por meio do acesso ao e-mail existe a oportunidade de ampliação de conhecimentos e de utilização da Língua em um determinado contexto (neste caso: virtual/digital). Por meio do uso constante desse recurso, é possível que o aluno amplie sua rede de relacionamentos com pessoas de outros países e ainda possa praticar a língua inglesa de uma forma contextualizada e reflexiva.

4. Seção Song

Confesso que sempre tive muita resistência em trabalhar songs nas minhas aulas. Sempre pensei que geraria um certo "tumulto" na rotina da aula e talvez prejudicaria a minha postura de Educadora. Porém, no início deste ano levei muito em consideração um workshop que participei com o autor Wilson Liberato, cujo o conteúdo encantou-me muito e passei a livrar-me do preconceito sobre o trabalho de songs em sala de aula.
As principais vantagens de utilização das songs em sala de aula são:
  • maior interesse por parte dos alunos;
  • conhecer mais sobre o que os alunos gostam quando o assunto é "estilo musical";
  • acesso as variedades línguisticas (falsos cognatos, slangs, idioms etc...);
  • culturalização;
  • dinamismo, agilidade e criticidade nas aulas;


5. Seção Pen/Key Pal


Essa prática de troca de cartas não é muito conhecida aqui no Brasil e não faz parte da nossa cultura. Eu explorei a seção e percebi algo extremamente vantajoso: o conhecimento línguistico (para a comunicação entre cartas é necessário um certo conhecimento da Língua Inglesa).
Infelizmente, a clientela escolar, a qual leciono não possui conhecimentos gramaticais avançados e por esse motivo deve-se adaptar para tornar esse tipo de atividade mais acessível. Confesso que este recurso é o que mais me amedronta e ainda não tive oportunidade de trabalhar com os alunos. O planejamento e uma organização é extremamente necessário, levando em conta os conhecimentos prévios sobre a Língua Inglesa.


6. Seção Website
Esta Seção é uma das que mais gostei. Sempre que posso (Sempre, sempre mesmo!!!) faço minhas pesquisas em sites e blogs. Gosto muito de participar de grupos de discussões e trocas de atividades da área de Língua Inglesa. Acredito que todo educador de todas as áreas de conhecimentos pode e deve aprimorar sua prática em sala de aula partindo do pressuposto da pesquisa constante e da utilização da internet como um instrumento pedagógico.
A seção Website permite que a questão da "ética" na pesquisa seja lembrada e ao mesmo tempo analisada de maneira "sutil", levando em conta aspectos instrucionais de como realizar uma pesquisa de uma forma coerente e eficaz, preservando fontes e respeitando autorias.

Sempre que posso saliento aos meus alunos tópicos ligados as pesquisas escolares e a utilização da internet de uma forma responsável.


Só lembrando, esses dias visitando um consultório médico com minha mãe, encontrei um folheto bem bacana que fala sobre as crianças na internet, o site da campanha é: www.euqueropaz.org.br e www.quebrandoosilencio.org.br


Para saber mais...

sobre "Interaction Students:
http://cenp.edunet.sp.gov.br/keeplearning/Int_Students/default.aspx

Seja o primeiro a comentar

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO